quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Fotos do Império Russo,em cores e em alta definição... feitas há 100 anos.

Entre 1909 e 1912 o fotógrafo Russo Sergei Mikhailovich Prokudin-Gorskii (1863-1944) tirou uma série de fotos coloridas e em alta definição. O trabalho era parte de um levantamento fotográfico do Império Russo, contratado pelo Czar Nicolau II. Pode soar estranho falar de fotos coloridas e em alta definição no início do século IXX, mas elas eram perfeitamente viáveis já naquela época.

Para conseguir tamanha fidelidade Sergei Mikhailovich usou uma câmera especial para capturar três imagens em preto e branco em sucessões muito rápidas, além disso o fotógrafo utilizou filtros vermelhos, verdes e azuis, em seguida projetou as fotos a partir de lanternas que filtravam as cores e mostravam as fotos com cores bem próximas do real.

É difícil acreditar que, dada a alta qualidade das fotos, elas foram tiradas há 100 anos atrás. Para se ter uma idéia as imagens foram captadas antes da Revolução Russa e I Guerra Mundial.

Vou postar algumas e em seguida direcionarei o leitor para o blog onde elas foram originalmente publicadas. As fotos são extraordinárias, é como entrar em uma máquina do tempo e retroceder 100 anos. (clique nas fotos para aumentá-las)

Foto 1: Uma mulher armênia em trajes típicos posa para o fotógrafo Sergei Mikhailovich Prokudin-Gorskii em uma colina perto de Artvin (na atual Turquia), por volta de 1910.

Foto 2: Auto-retrato do fotógrafo Prokudin-Gorskii, de terno e chapéu, sentado na pedra ao lado do Rio Karolitskhali, nas montanhas do Cáucaso, perto do porto de Batumi, na costa oriental do Mar Negro no ano de 1910.


Foto 3: Vista de Tbilisi, Georgia em 1910.

Foto 4: Vista geral de Artvin (atual Turquia), a partir da pequena cidade de Svet 1910.
Foto 5: Um grupo de crianças judias com um professor em Samarkand(atual Uzbequistão moderno) em 1910.


Foto 6: Funcionário da ferrovia trans-siberiana em 1910

Foto 7: Emir Seyyid Mir Mohammed Alim Khan, o Emir de Bukhara, sentado segurando sua espada em Bukhara (Atual Uzbequistão) em 1910.

Foto 8: Um home e uma mulher posam para Sergei Mikhailovich Prokudin-Gorskii no Daguestão, 1910.

Para ver mais fotos extraordinárias como estas, visite o The Big Picture, news stories of protographs

Um comentário: